O Mestrado em Ecologia Marinha corresponde a 120 ECTS e tem a duração de dois anos letivos.

O primeiro ano (60 ECTS) implica a frequência de cinco disciplinas nucleares de 6 ECTS, que todos os alunos devem frequentar, e opcionais, num total de 24 ECTS. É ainda obrigatória a frequência de Projeto de Investigação em Ecologia Marinha e de Seminários em Ecologia Marinha (ambas com 3 ECTS).

No primeiro semestre, todas as unidades curriculares decorrem ao longo das 14 semanas do período de aulas previsto.

No segundo, com exceção das unidades obrigatórias, a lecionação é feita em módulos sequenciais, onde uma carga de 6 ECTS corresponde a uma duração de 3 semanas. Esta organização modular permite que os alunos se dediquem de forma exclusiva e intensiva a cada disciplina e um treino teórico-prático contínuo, acolhendo trabalhos laboratoriais e de campo, capazes de garantir a aprendizagem prática e no terreno.

Pode consultar o cronograma do 2.º semestre ano lectivo de 2020/2021, como exemplo da organização modular. Neste segundo semestre, no âmbito de Projeto de Investigação em Ecologia Marinha, os alunos são levados a seleccionar, trabalhar e apresentar o seu projecto de dissertação de Mestrado.

Durante o segundo ano do curso, os alunos dedicam todo o seu tempo à Dissertação (60 ECTS), que corresponde ao desenvolvimento de um projeto de investigação supervisionado e que deve ser apresentada dentro da época normal de avaliação. Este trabalho pode ser desenvolvido dentro ou fora da ULisboa. No final do seu segundo ano letivo, os alunos submetem a sua Dissertação de Mestrado, cuja defesa, numa sessão pública, conduz à obtenção do grau.

Na sua atual versão, o Mestrado em Ecologia Marinha funciona nos termos do Despacho n.º 11627/2016, de 20 de Setembro, e foi acreditado pela A3ES com o processo n.º ACEF/1314/17682, em 16 de Abril de 2015