O Mestrado em Ecologia Marinha tem como objetivo formar os técnicos altamente qualificados que a investigação, a consultoria, a gestão e a governação do Oceano requerem.
Num país que detém 4% do Atlântico e 50% das águas marinhas da UE, o curso está organizado em torno de áreas vitais, desde a estrutura e funcionamento dos ecossistemas costeiros e marinhos até à sua gestão e governação, incluindo correspondentes metodologias de investigação, ou o seu papel numa economia circular.
Aberto a alunos com formações de base diversas, o curso promove a abordagem interdisciplinar e o trabalho em equipa para o desenvolvimento das competências transversais e integrativas requeridas para a abordagem dos desafios, presentes e futuros, associados à utilização sustentável do Oceano, num contexto de promoção da sua qualidade ambiental.
Com esta formação, pretende-se que os Mestres em Ecologia Marinha possam adquirir um perfil de especialização académica que os qualifique, tanto para o prosseguimento de uma carreira científica, como para o exercício de funções de topo, em instituições públicas ou privadas que venham a integrar, bem como para uma opção de auto-emprego.
Espaços marítimos nacionais no Mundo